Trata-se da sigla que designa o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente, que segue as seguintes acções :
- protecção dos suportes naturais: solo, água e atmosfera
- A protecção das espécies vivas, tanto em território nacional como na entrada e saída do mesmo
- A prevenção da contaminação do meio natural, através da vigilância e controlo das actividades potencialmente degradantes, e a verificação dos níveis de contaminação
- A repressão de condutas ilícitas contra a natureza e ambiente, nomeadamente violações graves e irreparáveis
- A averiguação das infracções cometidas, a prática das pesquisas necessárias para a sua comprovação e a descoberta dos seus autores.
Esta entidade louvávelmente criada para evitar os abusos do ambiente é parte integrante da Guarda Nacional Republicana e permite contactamos directamente as autoridades que poderão agir em casos de abandono, maus tratos e abusos contra os animais ou a natureza.
Para contactar com o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana (SEPNA), pode efectuá-lo através do 213 217 000. Este é o número de telefone central do SEPNA, em Lisboa, a partir do qual lhe podem dar os contactos da Equipa do SEPNA da GNR mais próxima da área em que a situação de envenenamento de animais se coloca, à qual caberá deslocar-se ao local. Existem Equipas do SEPNA em diversos Destacamentos da GNR em todo o país. Se for impossível ter a presença de uma Equipa do SEPNA, contacte o posto ou esquadra da GNR ou da PSP da área, autoridades às quais caberá intervir.
Comando-Geral da Guarda Nacional Republicana
SEPNA – 3ª Repartição
Largo do Carmo
1200 – 092 Lisboa
Tel : 21 3217000
Fax: 21 3217153
Email: sepna@gnr.pt
|