Por norma um cão adulto não é tentado a comer plantas tóxicas. Contudo, na sua fase de crescimento, o cachorro é imprevisível no que respeita à ingestão de uma enorme variedade de coisas, inclusive plantas.
Mais preocupante é o facto de possuirmos em nossas próprias casas algumas plantas que, sem o sabermos, são venenosas. A maior parte das plantas decorativas, tão acessíveis aos nossos cachorros, são altamente tóxicas. O filodendro, a hera, o antúrio, a hortênsia, etc. são realmente tóxicas.
Mais ainda, os caroços de alguns frutos tão familiares como os do pêssego, do damasco e outros contêm no seu interior substâncias que podem libertar facilmente ácido cianídrico, que é extremamente tóxico. Os riscos de acidentes são grandes se se considerar o elevado número de caroços abandonados após o consumo da polpa do fruto e que podem ser facilmente trincados pelos cachorros e igualmente por crianças.
A lista que se segue representa uma pequena parte das plantas tóxicas que existem, considerando-se de interesse divulgar apenas aquelas cujo acesso pelos nossos cachorros é mais provável. No entanto, há muitas outras, seja nos jardins públicos ou nos bosques, que seria fastidioso e despropositado mencionar aqui.
As plantas que eles não devem comer
Jarro dos campos
Lauréola
Madressilva
Mandrágora
Meimendro
Mezereão
Morrião
Narciso
Oleandro
Poinsettia
Ranúnculo Redodendro
Rícino
Robinia
Salsaparrilha
Bastarda
Solanáceas(Beladona)
Tremoceiro
Tulipa
Plantas boas para eles se purgarem
Festuca
http://whippetp.no.sapo.pt/Plantas%20toxicas.htm