O primeiro motivo para abandono de animais é as férias, mas que poderia facilmente ser evitado, uma vez que há muitas instituições que ficam com todos os animais cujos donos queiram ir de férias.
Mesmo que não haja já lugar para eles dentro da Associação, chegam mesmo a ser acolhidos nas próprias casas de responsáveis por essa associação, famílias de acolhimento durante as férias dos donos dos animais ou podem ser tratados nas casas dos respectivos donos se estes residirem em vivendas.
O segundo motivo é quando a dona do cão ou do gato fica grávida e surgem avisos pouco esclarecedores e infundados por parte de terceiras pessoas sobre a possibilidade do animal transmitir doenças que afectem o bebé. Na realidade, basta ter os animais desparasitados e vacinados.
O terceiro grande motivo são os caçadores que se utilizam dos cães na época da caça e depois os abandonam… ou porque o seu cão deixou de ser bom caçador (muitas vezes nem sequer o ensinou a caçar).
Alguns dos caçadores residentes em grandes cidades escolhem as férias para as épocas de caça, alugam cães de caça nesta zona, utilizam-nos e depois abandonam-nos friamente nas matas, regressando felizes às suas belas cidades esquecendo os pobres animais que ficam à fome, frio, chuva, sujeitos a espancamentos, lutas com outros animais… Gente cruel…
O quarto motivo é só por vaidade… tipo ter um cão de raça que custou uma fortuna (quando a há tantos para adoptar nos canis, e muitos da mesma raça que compram).
Os animais não são brinquedos, não há nenhum motivo justificativo para abandonar o seu animal.
Esperamos que todas as pessoas que praticam estes actos contra os seus animais, um dia não se sintam também eles, sós, abandonados, com fome, frio, desorientados, sem um destino, porque nessa altura talvez na pouca de consciência que lhes reste relembrem que a criatura que em tempos abandonaram sofreu o mesmo por sua culpa.
http://amiga100dos100animais100.blog.com/(adaptado pela a APAC)