Os cães vêem a preto e branco?
Os cães não vêem o mundo da mesma forma que os humanos. Embora a crença comum seja a de que os cães só vêem a preto e branco, isso não corresponde à realidade.
Os cães conseguem distinguir cores, mas a sua percepção destas é diferente da do Homem, dado que não conseguem distinguir entre o vermelho, laranja, amarelo ou verde. Conseguem sim ver vários tons de azul e diferenciar gradações muito subtis de cinzento que os humanos não distinguem.
Comparando a visão de cães e pessoas:
-
O Homem tem uma maior capacidade de visão “tridimensional” (profundidade dos objectos), de diferenciar entre cores e de captar detalhes nos objectos.
-
Os cães vêm melhor em ambientes pouco iluminados, e detectam e reagem muito mais rapidamente a movimentos, por mais subtis que sejam.
- Num estudo publicado no “Journal of the American Veterenary Association”, refere-se que após a dissecação de retinas caninas, foram encontrados nestas sinais de células sensíveis à cor, o que indicava que o potencial anatómico para captar cores existia de facto nos cães. Os cães conseguem também diferenciar tons de azul e roxo que para os humanos parecem iguais. Teoriza-se que as pessoas possuem um pigmento amarelo na retina que reduz drasticamente a capacidade de percepção de tons de azul, enquanto que nos cães este pigmento amarelo não existe, conferindo-lhes a capacidade de diferenciar tonalidades inexistentes para nós. Em contrapartida o que para nós é vermelho para o cão é simplesmente uma tonalidade escura e o verde é captado como branco.
Sem recorrer a processos científicos, será muito difícil para si provar que o seu cão consegue distinguir entre tonalidades diferentes, mas pode tentar alguns exercícios comportamentais. Tente treinar o seu cão a associar uma toalha azul com um acto positivo ou recompensa. De seguida mostre-lhe uma toalha verde, uma vermelha e uma azul e veja qual é a toalha que ele escolhe. É um teste pouco sofisticado mas com alguma paciência poderá obter resultados interessantes.WWW.VIVAPETS.COM