Associação Amigo Fiel em risco…
A Associação Amigo Fiel do Bombarral precisa de ajuda urgentemente! Esta associação está em risco de se dissolver. Os animais à sua guarda poderão ter um fim trágico, a morte.
Aproximadamente 65 cães sobrevivem num espaço em que não há electricidade nem água canalizada (apesar de muita insistência junto à Câmara). A água chega às boxes através de baldes, o que dificulta a limpeza que é feita neste momento por apenas 3 pessoas.
Estas pessoas sacrificam-se todos os dias para conseguir manter todos estes animais. Correm do trabalho para ir alimentar e limpar o espaço onde albergam estes cães… Tudo isto sem quase nenhum tipo de apoio.
Há animais que estão fechados nas boxes à 6 anos, sem irem à rua, porque o tempo que estas 3 voluntárias têm é para os alimentar e cuidar da higiene das boxes. Não é possivel conseguirem dar mais.
Esta situação está a tornar-se insustentável! As condições são menos que básicas. Voluntários não há e a hipótese desta Associação, que durante 7 anos lutou para dar melhores condições aos animais retirados das ruas, se dissolver é eminente.
O Bombarral tem agora uma situação urgente e delicada em mãos. A situação piora de dia para dia, uma maior intervenção da Câmara Municipal do Bombarral em resolver este problema apoiando mais a associação local seria também a solução.
Há cães lindos, jovens, cheios de energia que precisam mais que nunca de um lar.
Esta associação necessita mais que nunca de ajuda!
Sabemos que não é fácil ser voluntário num sítio em que não estão criadas as condições básicas para o fazer, mas por favor ajude, nem que seja um dia por outro, esse dia já vai fazer a diferença. Ninguém disse que ser voluntário seria tarefa fácil.
Assim que chegarem até nós as fotos dos animais que estão à guarda desta associação, divulga-las-emos para que sejam aumentadas as probabilidades de adopção.
Muito obrigado!
Para ajudar, por favor contacte o Amigo Fiel através dos nºs:
96 28 44 442 ou 963636464
Olá,
Foi através de um amigo comum (http://nunoanjospereira.wordpress.com/) que aqui cheguei.
Parece-me que o apelo deveria ser dirigido à Câmara pois ela é que tem os meios para resolver, se quiser… a situação dramática descrita.
65 cães, alguns que não saem da box há 6 anos, 3 pessoas, sem água canalizada, tudo isto parece muito deficiente. E o artigo não fala de quem tem fornecido a ração para tantos animais, nem o apoio veterinário necessário.
Às vezes, para fazermos bem, acabamos por fazer mal…
Não seria melhor permitir o realojamento dos cães noutro abrigo com melhores condições (se a Câmara não quer fazer nada) ou… quem sabe, humanamente eutanasiar os doentes ou mais velhos…
Tenho a certeza que todos são adoráveis e eu por mim ficava com todos, só que devem ter condições de vida condignas e nós, por os amarmos tanto, às vezes acabamos por nos esquecer um pouco desse objectivo.
Um grande abraço para todos vós,
Isabel
Infelizmente, a Câmara tem conhecimento desta situação há imenso tempo. Estas voluntárias alertam com frequência a Câmara para o que se estava a passar.
Esta associação do Bombarral, o Amigo Fiel, vive como tantas outras de donativos e quotas de sócios, da Câmara conta apenas com 2000€ anuais, o serviço veterinário é prestado por um veterinário que tem sido excepcional, desconhecemos a situação referente a como funcionam os pagamentos, mas sabemos que é uma pessoa muito sensível e disponível para estas causas.
Em relação a um abrigo alternativo para estes animais, aguarda-se esse local há anos, estamos a falar do Intermunicipal entre Cadaval e Bombarral, que só teria o apoio das associações locais de defesa dos direitos dos animais, caso estas fizessem parte da direcção, a fim de evitar o abate indiscriminado que a maior parte das vezes existem nos canis camarários no entanto também sabemos que é inevitável o abate e como referiu, de animais doentes, sem grandes hipóteses de cura ou dos muito velhinhos (cegos, surdos e sem andar devido à idade avançada).
Devemos sublinhar a responsabilidade que cada pessoa tem nesta área, muitas pessoas procuram as associações para deixar mais um cão que já não lhe satisfaça os caprichos e há muita gente que diz gostar de animais mas não é capaz de se disponibilizar para limpar uns “cocós”, nem que seja um dia por mês.
Enquanto a mentalidade da sociedade em geral não modificar, os abandonos vão continuar e os sacrifícios de alguns de nada valem perante a indiferença de outros.
Muito obrigado pela sua participação neste blogue.