È natural vermos o nosso gato ou o nosso cão a comer erva. A sabedoria popular diz que o fazem, quando estão doentes ou indispostos e inclusivamente há quem dê algumas ervas aos seus animais já com esse intuito. Outras situções referidas incluem o facto de os animais comerem de forma a suprirem deficiências na sua alimentação habitual, que já não é a comunmente encontrada na natureza mas que se passa à base de rações para animais seja a seca ou húmida.
De facto os animais comerem ervas não está associado a uma prática com o intuito de induzir o vómito sendo normal essa pratica entre cães e gatos e devendo-se a uma prática ancestral herdada dos seus antepassados que viviam em estado assilvestrado.
A mesma poderá estar associado a uma necessidade de purga de parasitas intestinais, geralmente encontrados em animais que se encontram em estado selvagem.
Deve-se no entanto tomar atenção a esta ingestão de plantas pois várias existem que são tóxicas quando ingeridas e inclusivamente dever-se-á tomar cuidado com produtos que se encontrem nas plantas como sejam caldas para tratamento de plantas e insecticidas.