Cães detectam cancros no Homem
![]() |
Um treino de sete semanas a determinados cães, de raças e idades distintas, poderá ser uma boa forma de detecção do cancro em seres humanos, sustenta um estudo publicado pelo “British Medical Journal”.
O primeiro caso de sucesso surgiu publicado na revista “The Lancet”, há cinco anos, onde se noticiava o facto de uma mulher de 44 anos que se havia dirigido a uma clínica de Londres com um caroço mínimo no braço, ao qual até aí não havia dado qualquer importância. Segundo a paciente, o seu cão tinha por hábito farejar o caroço, com alguma frequência, o que levou a mulher a consultar um médico, que lhe diagnosticou um cancro de pele, ainda em fase inicial.
Em finais de 2001, a mesma revista detalhou outros dois casos semelhantes, o primeiro dos quais correspondia a uma mulher com uma mancha numa perna, que o seu cão farejava frequentemente e chegou, inclusive, a tentar morder. Passado pouco tempo, foi-lhe diagnosticado um melanoma.
No segundo caso, um homem de 66 anos, cujo cão costumava farejar um pequeno eczema que o dono possuía na coxa, foi-lhe diagnosticado um carcinoma de células base.
De acordo com o último estudo revelado, estes cães são capazes de descobrir se uma pessoa sofre de cancro na bexiga, através, por exemplo, do simples farejar da urina.