Associação Protectora de Animais do Cadaval

Alguns canis/gatis…lugares de horrores pagos com os nossos impostos!

Posted by apacanimaiscadaval em Outubro 13, 2011

Testemunho de uma visitante do  Canil Municipal de Lisboa

“Para lá chegar há que atravessar um corredor aparentemente infindável de cães acorrentados pelo pescoço.
Imóveis e assustados, aguardam que alguém os salve e os leve dali para fora, mas lamentavelmente, há quem prefira adquirir ou procriar um animal a dar uma segunda oportunidade a estas dóceis criaturas.

Findo o corredor envidraçado, e à distância de duas portas de metal, encontra-se o gatil; uma grande sala sem luz natural, repleta de boxes, e com o som inconfundível de muitos miares e alguns ladrares de cães bébés.
O cheiro é nauseabundo, devendo-se às fezes e urina que cobrem o chão. As boxes, com fundo de arame, aleijam as patas e estão na sua totalidade desprovidas de caixas de areia, por vezes comida, e muitas vezes de água limpa, estando os recipientes sujos com algo que aparenta ser uma mistura de urina e diarreia.
Devido ao fundo desconfortável e sujo, as escoriações nas patas são comuns, e por lá deixados, as hipóteses de sobrevivência, quer por eventual abate ou doença, são quase nulas.

Integrado no departamento de Limpeza Urbana – e ironicamente, muito longe de ser higiénico – os responsáveis pelo manuseamento e interacção com os animais não são assistentes de veterinária, mas sim homens do lixo.
Os veterinários aparentam desconhecer os animais, e se juntarmos o estado debilitado em que se encontram (por vezes pior do que na rua), então é fácil depreender que a assistência veterinária encontra-se reservada somente para o momento da adopção, quando se tornam pertença de alguém.
No meio de tantos animais, encontram-se vários bébés, alguns visivelmente doentes, outros aparentemente saudáveis. Uns com as mães, outros sozinhos, alguns nascidos no local – sobre a terrível base de arame – mas todos deixados à sua sorte.
Numa deslocação vi, juntamente com mais duas pessoas, uma mãe com os recém-nascidos, alguns ainda vivos, outros esmagados contra a rede de metal, o sangue deles a escorrer para o chão já de si imundo.
É uma imagem demasiado crua e cruel para transpor para palavras.

Este é o retrato do gatil municipal de Lisboa, por detrás de portas, a anos de luz dos olhares dos media que teimam em perseguir os candidatos à presidência.
É uma realidade de terceiro mundo, de cenário de guerra, financiada pelos nossos impostos e a qual, a maioria de nós, teima em virar a cara quer por indiferença quer por receio daquilo com que poderá ser confrontado.
Somente cerca de 8% dos animais que lá chegam têm a sorte de ser adoptados, pelo que, para além da esterilização massiva e não procriação de animais, é urgente sairmos da nossa zona de conforto e oferecermos uma segunda oportunidade de vida aos que por lá se encontram.
Lamentavelmente, este retrato não será certamente único neste país, mas por de lá haver resgatado alguns animais, é aquele que conheço intimamente.”Iolanda Mealha

“Aconselho vivamente a que quem desconhece o Canil/Gatil Municipal lá entre, pois só assim, poderá visualizar algumas das hediondas imagens que aqui descreveste… e ver se consegue continuar a dormir de consciência tranquila, depois de ali ter entrado uma única vez que seja (no meu caso, desde que lá entrei a primeira vez, não mais cosegui ter descanso).” Alexa

Fonte – http://afaunaurbana.blogspot.com/

 

 

Advertisements

7 Respostas to “Alguns canis/gatis…lugares de horrores pagos com os nossos impostos!”

  1. MARIA GERALDO said

    REALMENTE VIVEMOS NUM PAIS QUE DE CIVILIZADO NÃO TEM NADA NEM AS PESSOAS JÁ O SÃO–A MAIORIA DELAS NEM SEQUER DÁ AO TRABALHO DE OLHAR PARA UM ANIMAL COM OLHOS DE VER.

    AINDA BEM QUE EU AGORA” dou em ver caixotes do lixo” E TRAZER ANIMAIS QUE LÁ SÃO DEIXADOS . MAS SOMOS POUCOS OS QUE SE IMPORTAM

  2. Eu não posso mais acreditar no que vejo no dia a dia, cenas de filmes de terror!!!! São cenas que as vezes eu quero imaginar que não existem, mas infelismente e cruelmente existem!!!! Seja país de primeiro ou terceiro mundo, isso é inaceitavel!!! Não podemos nos conformar com essa situação onde animais, são tratados como lixo!!! São vidas de seres indefesos que não nada para ninguém para estarem la agora onde estão!!!!!

  3. E uma vergonha,é barbaro é triste ser tão desumano
    Estes amigos de 4 patas sofrem como nós ,como e possivel ainda termos casos destes numa cidade como Lisboa um canil de
    terceiro Mundo vergonha das vergonhas

  4. juliana helena martins said

    onde estao a justiça para tomar uma providencia urgente contra esses monstros?Pelo amor de Deus façam alguma coisa pra deter essa crueldade,isso é muito triste.

  5. Sou brasileira com descendência portuguesa.Confesso que não imaginava que em países europeus existisse tamanha falta de cuidado e de consideração para com os seus animais.Pensava que crueldade assim só existisse nos países de terceiro mundo!Estou chocada com as imagens.É devastador ! A cada dia me torno mais e mais decepcionada com a raça humana !

  6. HA veterinarios que sao sim uns carrascos. Deveriam pensar no que nadaram a fazer nos anos em que andaram na universidade de veterinaria a fazer, se é para salvar vidas ou se para acabar com elas…Se os animais podessem pagar bem , de certeza que eram salvos, mas como nao podem dar dinheiro para os senhores comprarem um mercedes, ou uma vivenda num complexo 5 estrelas, deixam-nos nos canil a morrer em vida…

  7. carmen said

    A forma como tratamos os animais é o reflexo do ser “humano” que somos.Tenho pena que muitas pessoas não passem pela experiência ter um um cão e sentir o amor incondicional que eles nos devotam.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: